top of page
1615930533874.jfif

JORNALISTA E PRODUTORA

(31) 98896-3225

ayrescatarina@gmail.com

  • icon
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Catarina Ayres

Apaixonada por artes, cultura e escrita, persegui meu desejo de trabalhar no campo criativo como escritora criativa e produtora de conteúdo. Sou uma jovem inquieta, formada em Jornalismo, com ampla experiência em trabalho em equipe e fortes habilidades organizacionais.

Minhas experiências incluem criação de conteúdo, assistência editorial; estratégia digital; escrita de roteiro; reportagens e redação de perfis; produção de newsletter; curadoria de conteúdo; dramaturgia; produção e edição de podcasts.

PROJETOS

Olho da Rua

Zine

A série de zines "Olho da Rua" é o projeto prático resultado da tese do meu TCC, intitulado "ZINE BH: Uma experiência flânerie e deriva pela cidade que nos habita". Esta publicação propõe uma reflexão sobre os usos e apropriações do espaço urbano da cidade de Belo Horizonte, e propõe novas formas de conceber a comunicação impressa, através de um design disruptivo e contemporâneo.

82FF1918-E23B-4AD3-A6DD-39E57D8686C1.jpg

ca-rrespondência

Newsletter cultural

A newsletter ca-rrespondência é um projeto pessoal, que se assume como um cartão-postal virtual, unindo ócio criativo, impressões de viagens e curadoria humana - preparada com carinho para você dar a volta por cima do seu algoritmo! Escrevo sobre sociedade, tecnologia, arte e comportamento.

3962B218-6AAE-418F-B012-37E01CF9BC70.jpg

Enterro da Terra

Dramaturgia

Enterro da Terra é um drama contemporâneo que se propõe a refletir sobre aspectos da vida cotidiana diante do fim do mundo. Essa dramaturgia pondera sobre questões banais diante de uma circunstância absurda. Memória, linguagem e identidade são algumas das questões levantadas nessa obra, que busca trazer aspectos da crônica para o texto teatral.

image0.jpeg

Histeria Feminina

Podcast

Produzido, roteirizado e apresentado por mim e pela Mariana Cavalcanti, o Histeria Feminina é um podcast que propõe criar uma roda de conversa entre mulheres sobre os mais diversos assuntos. Nesse projeto, procuramos entender o que é ser mulher ocupando diferentes espaços.

ESTRATÉGIA DIGITAL

Roteirização, copywriting e direção estratégica para candidatos da campanha eleitoral brasileira de 2022
Time da Democracia
00:55
Clipe oficial Gleide Andrade
03:15
Anúncio pré-candidatura
00:45
Bate Bola: Zema e Bolsonaro
00:23
Gastronomia mineira
00:30
Histórias da Gleide
01:25
Fala, Rodrigo!
00:39

JORNALISMO LITERÁRIO

AUDIOVISUAL

Participei da produção do mini-doc "Jornalismo: o futuro em pauta", que discute as mudanças que o jornalismo vem sofrendo e os impactos que isso pode causar no futuro da profissão, a partir da perspectiva de profissionais do Rádio, Televisão, Impresso e Internet.

O especial "Uai que cidade é essa?" foi um projeto de telejornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

 

A pauta que idealizei aborda a cultura belo-horizontina das feiras de rua. O vídeo foi gravado em 2019 e veiculado na programação da TV Rede Minas.

Cobertura da quinta edição do festival de artes, música e cultura, MECA Inhotim. Produção para o IGTV do Roteiro Alternativo.

Trabalhei como produtora do programa Harmonia, da TV Rede Minas. O Harmonia é um programa semanal, dedicado à divulgação e democratização da música de concerto, por meio de linguagem leve e popular.

Fui responsável pela escrita de roteiros, levantamento de pautas e realização entrevistas com personalidades e especialistas do universo da música erudita. Aqui estão alguns episódios que produzi. 

JORNAL MARCO

criação de pautas, produção e revisão de textos, monitoria de reportagens e cobertura editorial para o jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

CAPA 2.webp
CAPA 1_ BRUMADINHO.webp
CAPA 3.webp
Sem título.png
debate politico.png

OUTROS TRABALHOS

Twitter desafia os limites do ciberespaço

"Neste mês, o Twitter saiu da web e foi para as ruas. Os moradores de Nova York e São Francisco interagiram com tweets expostos em outdoors, “grafitados” em giz nas calçadas e até mesmo em um projeto de pop up store, onde a marca distribuiu doces de graça. O objetivo de levar as publicações para o mundo off-line é mostrar que a vida também acontece através das conexões da rede."

tt1-768x576.jpg

Dia da Sobrecarga da Terra acontece mais cedo em 2018

"No dia primeiro de agosto, a demanda da humanidade por recursos ecológicos ultrapassou a quantidade que a Terra é capaz de repor. O chamado Dia da Sobrecarga (Overshoot Day) leva em consideração a biocapacidade do planeta para o período de um ano. Os recursos utilizados nesse intervalo de tempo são os que a natureza consegue regenerar. Em 2018, esse dia chegou 5 meses antes do esperado."

2017-12-17_401f3777_little_rock_-_memphi

How ethical are your under $100 jeans

"Do you know how many jean items you own? Five, maybe six, or even more if you count all the pants, skirts, jackets and shorts. Now multiply that by 10,000. Ten thousand liters is the amount of water consumed during the production of one single pair of jeans."

Texto publicado no site da revista independente inglesa The Bare Minimum, "www.thebareminimummag.com/2019/01/12/how-ethical-are-your-under-100-jeans". Atualmente, o site da revista está fora do ar no Brasil.

Ensaio Crítico - Marina Abramović: A Artista Está Presente

"Em A Artista Está presente, Marina Abramović foi capaz de invocar a essência do trabalho de toda sua carreira: a presença. A artista trabalha a consciência do estar, a interação com corpo do outro e principalmente a consciência humana de quem está diante de ti. Esse é exatamente o tipo de energia que a performance, enquanto movimento artístico, alcança. A performance te leva a fazer parte e transforma a sua percepção, seja essa do tempo, da arte, do choque, de si mesmo e da humanidade."

Ensaio crítico para a disciplina de Comunicação e Arte da Universidade do Minho (Braga, Portugal), graduação em jornalismo, matéria optativa.

Winnie, não eu

Este texto faz parte de um projeto proposto por Rita Clemente, atriz, diretora e professora, que remete aos textos Dias Felizes (Happy Days) e Not I (Não Eu), de Samuel Beckett. Rita convidou autoras mineiras para produzirem quadros curtos, inspirados nas peças de Beckett: retratam mulheres de “corpos consumidos, sua boca, única parte viva, móvel”. O texto busca projetar uma percepção feminina contemporânea, de forma a traduzir a personagem Winnie em questões existenciais modernas e enfim, suas limitações frente ao
confinamento.

Texto dramatúrgico à convite de Rita Clemente. 

bottom of page